REGRAS PARA REFRIGERAR OU CONGELAR LEITE MATERNO

Armazenar leite materno é algo muito comum nos dias de hoje. Saiba quais os cuidados a ter para evitar a contaminação do leite por bactérias indesejáveis

Armazenar leite materno é algo muito comum nos dias de hoje. Muitas vezes, a mãe retira ainda algum leite após a mamada e consegue, assim, armazenar um pouco para alturas em que não lhe seja possível amamentar o seu bebé... Noutras alturas, extrai leite quando  está a trabalhar, por exemplo para, posteriormente, dar ao seu bebê. 
Nestas alturas, muitas mães têm dúvidas relativamente à forma como devem armazenar o leite materno... Afinal é imperativo manter a qualidade do leite e todas as suas propriedades.
Na dúvida, é sempre melhor perguntar ao pediatra do seu filho porque ele terá as recomendações mais recentes relativamente a  esta questão.

As recomendações da Direcção Geral de Saúde para extrair e armazenar leite materno

Atualmente (Março 2014) segundo as recomendações da Direcção Geral de Saúde do Governo de Portugal, existem alguns cuidados a ter quando se faz a extracção do leite materno:
  1. em primeiro lugar, a mãe deve assegurar uma boa higiene pessoal com um banho diário;
  2. a mãe deve lavar muito bem as mãos antes de iniciar a extração do leite;
  3. deve utilizar um conjunto esterilizado para cada recolha (incluindo o recipiente onde se faz a recolha);
  4. antes da recolher o leite deve desperdiçar as primeiras gotas de leite;
  5. quando a mãe tiver ou suspeitar de infecção respiratória, deve usar uma máscara à frente do nariz e boca durante a recolha do leite.
[post_ads]
Após a extracção, o leite materno deve ser identificado com a data e hora da recolha e colocado imediatamente na geladeira (frigorífico), a uma temperatura igual ou inferior a 4º Centígrados.

ARMAZENAR NA GELADEIRA OU CONGELAR?

Pode optar-se por colocar o leite materno na geladeira (frigorífico) ou por congelar o leite materno. Ambas as opções são viáveis; o que muda é o tempo em que o leite pode ser consumido, de acordo com o local de  armazenamento. Assim, se mantiver o leite na geladeira, este deverá ser consumido no prazo máximo de 48 horas. Caso opte por congelar, poderá usá-lo durante muito mais tempo, de acordo com a temperatura em que fizer a congelação: 

  • se a congelação for feita a -20º centígrados, o leite poderá ser consumido no prazo de 6 meses. 
  • Caso o seu congelador não atinja a temperatura de -20ºC, o leite materno deverá ser consumido no prazo de 2 a 3 semanas. 
Mesmo congelado, o leite materno continua a ser um alimento de qualidade superior!


COMO DESCONGELAR O LEITE MATERNO?

O leite materno não deve ser descongelado em banho-maria nem em micro-ondas. Deve ser colocado no frigorífico para que descongele naturalmente e administrado no prazo máximo de 24 horas.

Dessa forma, você assegura que o leite não é contaminado por bactérias indesejáveis!

Sugerimos a leitura de:


COMENTÁRIOS

BLOGGER

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,2,calcular período fértil,11,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,52,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,100,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: REGRAS PARA REFRIGERAR OU CONGELAR LEITE MATERNO
REGRAS PARA REFRIGERAR OU CONGELAR LEITE MATERNO
Armazenar leite materno é algo muito comum nos dias de hoje. Saiba quais os cuidados a ter para evitar a contaminação do leite por bactérias indesejáveis
http://3.bp.blogspot.com/-y2MAbzeZZ70/UyotCN1TefI/AAAAAAAAD3M/AT9fTX20L0s/s1600/extrac%C3%A7%C3%A3o.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-y2MAbzeZZ70/UyotCN1TefI/AAAAAAAAD3M/AT9fTX20L0s/s72-c/extrac%C3%A7%C3%A3o.jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2014/03/regras-para-refrigerar-ou-congelar-leite-materno.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2014/03/regras-para-refrigerar-ou-congelar-leite-materno.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy