Calculadoras da data do parto

É das primeiras perguntas que nos colocamos quando descobrimos que estamos grávidas...queremos saber, imediatamente, qual a data prevista para o parto (DPP), ou seja, quando nasce o bebé! 

Qual a data do parto?

A curiosidade relativamente a esta questão é tão grande que, muitas mulheres, fazem este cálculo mesmo quando ainda estão só a tentar engravidar... Mas afinal que cálculo é necessário fazer para conseguir saber a Data Prevista para o Parto?

Como calcular a data do parto (DPP):

A data é muito simples de calcular: basta contar 40 semanas completas a partir da data da última menstruação. No dia em que se completam 40 semanas após a data da última menstruação é a data prevista para o nascimento. 
Pois é... então, descobri algumas calculadoras engraçadas:

Calculadora da data do parto (simples mas fidedigna)
Calculadora da data do parto e mais (apesar de não ser muito fiável no que toca ao período ovulatório - porque calcula com base num ciclo médio de 28 semanas - tem informação muito interessante a seguir)

Experimentem as duas! 

O bebé nasce mesmo nesta data?

Obviamente, esta data é apenas uma previsão. a maioria dos bebés não nasce exatamente nesta data prevista para o parto (DPP)... Apenas 5% dos bebés nasce na data prevista. 80% dos bebés nascem ou nas duas semanas anteriores ao nas duas após a data apontada. Um bebé é considerado "de termo" (não-prematuro) após as 37 semanas.

Saiba quais são os sintomas de gravidez