Está a tentar engravidar? Então saiba que o verão é a melhor altura para conceber um filho! Um estudo recente mostrou que existe uma variação sazonal nos parâmettros funcionais do semen: existe uma taxa maior de motilidade no verão!
Verão: prepara-se porque esta é a melhor altura do ano para engravidar!
Cientistas comprovaram que o Verão é a melhor altura do ano para conceber um filho. Aparentemente, a motilidade dos espermatozoides é mais alta no verão, ou seja, os espermatozóides movem-se mais facilmente na estação do calor!
Porque é que a motilidade é importante para quem quer engravidar?
A motilidade diz repeito à capacidade dos espermatoizdes se moverem...
Não podemos esquecer que os espermatozóides nadam até ás trompas, local onde poderão encontrar e fecundar o óvulo. Mas a viagem é longa e não é nada fácil. Por isso, quanto melhor os espermatozoides se moverem, mais hipóteses terão de chegar à meta!
Não podemos esquecer que os espermatozóides nadam até ás trompas, local onde poderão encontrar e fecundar o óvulo. Mas a viagem é longa e não é nada fácil. Por isso, quanto melhor os espermatozoides se moverem, mais hipóteses terão de chegar à meta!
Ou seja, uma motilidade mais elevada, representará também mais chances de engravidar, uma vez que mais espermatozoides conseguirão chegar ao óvulo, com qualidade suficiente para poder fecundá-lo. Por isso é que a motildiade é importante, aliás fundamental!
A baixa motilidade é um dos factores que mais influi na infertilidade masculina.
Se quer saber mais sobre este assunto, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
Estudo sobre a variação sazonal do semen
[post_ads]
O estudo em questão foi realizado por um grupo de cientistas liderado pelo investigador Alfredo de Giorgi publicado em Junho de 2015 pela revista científica Chronobiology Intrenational. Os dados são, pro isso, muito recentes.
Este grupo de investigadores pretendia analisar se haveria uma variação sazonal (isto é, de acordo com as diferentes estações do ano) nos parâmetros funcionais do semen a nível de:
- ph;
- volume;
- motilidade do esperma;
- número de espermatozóides.
Para isso, este grupo de investigadpores analisou 5188 amostras de semen recolhidos durante 11 anos no Centro de Incapacidade Reprodutiva do Hospital Universitário de Parma (Itália).
O que descobriram foi surpreendente!
No Verão, os espermatozóides movem-se mais rapidamente e há uma taxa mais elevada de espermatozóides móveis, também.
Na Primavera, há uma taxa mais elevada de semen com ph normal.
No Inverno há um maior volume de espermatozoides (ainda que a motilidade seja mais baixa).
No verão, a taxa média de motilidade é de 65% enquanto que no Inverno a taxa média de motilidade é de 50%.
Este diferença poderá ser atribuída à variação da testosterona no homen durante as estações do ano - ainda que esta relação ainda não tenha sido estudada.
Ou seja, de facto, ficou comprovado que existe uma diferença sazonal nos parâmetros do semen. Pelo menos, no que toca a homens italianos...
Não pdoemos esquecer que este é apenas um estudo realizado num só país. Terão que ser feitos mais estudos para comprovar se se trata de um fenómeno existente a nível mundial ou não.
Mas os indicadores de que ocorra em todo o mundo são, de facto, fortes.
Por isso, força Verão!