Um estudo veio demonstrar que o estresse aumenta as chances de infertilidade. Já conhecíamos os efeitos nefastos do stress para a saúde. Este é apenas mais um deles.
ESTUDO COMPROVA RELAÇÃO ENTRE INFERTILIDADE E ALTOS NÍVEIS DE ESTRESSE
Nos últimos anos, mais e mais estudos comprovam que o estresse (stress, em português de Portugal) é prejudicial à saúde. Mas agora, um estudo veio também demonstrar que o estresse aumenta as chances de infertilidade.
Este estudo foi dirigido por Cortney Lynch e publicado no conceitado jornal de investigação Human reproduction. Nesta investigação, os autores quiseram saber se os níveis de estresse estavam de alguma forma ligados à infertilidade.
Para conseguirem dar resposta a esta questão, eles seguiram 501 casais do Texas e do Michigan que estavam a tentar engravidar, durante 12 meses. Foi medido um indicador de stress na saliva dessas mulheres. A análise dos dados permitiu concluir que existia 29% menos de chance de engravidar quando os níveis de estresse estavam mais elevados. Impressionante, não?
REPENSAR O ESTILO DE VIDA
Segunda os autores do estudo, ainda não foi percebido especificamente como o estresse afeta a fertilidade, ou seja, ainda não perceberam porque é que o estresse em si impede uma gravidez mas comprovadamente existe uma relação!
Ou seja, cada vez se comprova mais que o estilo de vida do casal influencia muito na sua capacidade reprodutiva: o tabagismo, o estress, o sedentarismo e a obesidade são factores comprovadamente associados a um risco maior de infertilidade no casal.
[post_ads]
MAS E QUANDO O ESTRESSE É CAUSADO PELA PRESSÃO DE NÃO CONSEGUIR ENGRAVIDAR?
É normal que um casal que tenta engravidar durante alguns meses fique estressado quando verifica que não consegue (apesar de ser normal demorar cerca de um ano a engravidar).
Assim, o estresse (stress, em português de Portugal) é um problema relativamente comum em mulheres que estão a tentar engravidar. O estresse é muitas vezes decorrente da pressão exercida para que a mulher engravide rapidamente. Por vezes, são as próprias mulheres que exercem essa pressão, outras vezes são os seus companheiros/família ou até a própria sociedade.
O estresse, no entanto, vai prejudicar bastante na hora de engravidar. Pode fazer com que a ovulação atrase e, em situações mais limite, pode até fazer com que a mulher não ovule!
PRESSÃO CAUSADA PELA PRÓPRIA TENTANTE
Por vezes é a própria tentante que impõe a pressão. A mulher quer muito engravidar e "exige" que o seu corpo engravide de imediato. O problema é que, como bem sabemos, engravidar pode demorar algum tempo... até um ano, na verdade! Mas quando a mulher vê que não consegue engravidar, mês após mês, começa a pensar se há algum problema com o seu corpo, duvidando dela própria e das suas capacidade reprodutivas. Isso provoca uma imensa pressão!! Porque acha que se ouve tantas vezes dizer 'relaxe que assim vai conseguir engravidar'? Ou porque acha que existem tantos casos de mulheres que não conseguiram engravidar durante anos e anos, depois adoptam um filho, deixam de pensar em engravidar e, daí a uns meses, engravidam?
Por mais difícil que seja, relaxe, e aproveite! Tentar engravidar também é um momento bonito que faz parte do processo de se tornar mãe!
PRESSÃO CAUSADA PELOS COMPANHEIROS
Os companheiros podem, sem querer, exercer uma pressão muito negativa sobre a mulher que tenta engravidar, quer seja quando perguntam a toda a hora se sente algo diferente, ou se questionam a capacidade de gerar um filho por parte da companheira.
O seu companheiro deve refrear os ânimos, ajudar a manter um ambiente positivo e calmo, sem pressões. Quando a menstruação regressa, deve aceitar esse facto como parte do processo normal. E deve proteger a companheira de perguntas e pressões familiares cobrando uma gravidez.

PRESSÃO EXERCIDA PELA SOCIEDADE
A sociedade por vezes também é culpada desta pressão exercida sobre quem quer engravidar. Quantas vezes já lhe perguntaram 'ainda não tem filhos?' com um tom reprovador? Ou quantas vezes a sua família e amigos lhe disseram que estava na hora de ter filhos?
Todas essas interpelações, por muito bem intencionadas que sejam, geram estresse (stress, em português de Portugal), geram pressão!
Proteja-se desse tipo de comentários. Pense muito bem a quem vai dizer que está a tentar engravidar para não ter que responder a perguntas que a vão deixar stressada!
Tente relaxar. Tente perceber e aceitar que engravidar pode demorar algum tempo, mesmo!