Armazenar leite materno é algo muito comum nos dias de hoje. Saiba quais os cuidados a ter para evitar a contaminação do leite por bactérias indesejáveis
Armazenar leite materno é algo muito comum nos dias de hoje. Muitas vezes, a mãe retira ainda algum leite após a mamada e consegue, assim, armazenar um pouco para alturas em que não lhe seja possível amamentar o seu bebé... Noutras alturas, extrai leite quando está a trabalhar, por exemplo para, posteriormente, dar ao seu bebê.
Nestas alturas, muitas mães têm dúvidas relativamente à forma como devem armazenar o leite materno... Afinal é imperativo manter a qualidade do leite e todas as suas propriedades.
Na dúvida, é sempre melhor perguntar ao pediatra do seu filho porque ele terá as recomendações mais recentes relativamente a esta questão.
As recomendações da Direcção Geral de Saúde para extrair e armazenar leite materno
Atualmente (Março 2014) segundo as recomendações da Direcção Geral de Saúde do Governo de Portugal, existem alguns cuidados a ter quando se faz a extracção do leite materno:
- em primeiro lugar, a mãe deve assegurar uma boa higiene pessoal com um banho diário;
- a mãe deve lavar muito bem as mãos antes de iniciar a extração do leite;
- deve utilizar um conjunto esterilizado para cada recolha (incluindo o recipiente onde se faz a recolha);
- antes da recolher o leite deve desperdiçar as primeiras gotas de leite;
- quando a mãe tiver ou suspeitar de infecção respiratória, deve usar uma máscara à frente do nariz e boca durante a recolha do leite.
[post_ads]
Após a extracção, o leite materno deve ser identificado com a data e hora da recolha e colocado imediatamente na geladeira (frigorífico), a uma temperatura igual ou inferior a 4º Centígrados.ARMAZENAR NA GELADEIRA OU CONGELAR?
Pode optar-se por colocar o leite materno na geladeira (frigorífico) ou por congelar o leite materno. Ambas as opções são viáveis; o que muda é o tempo em que o leite pode ser consumido, de acordo com o local de armazenamento. Assim, se mantiver o leite na geladeira, este deverá ser consumido no prazo máximo de 48 horas. Caso opte por congelar, poderá usá-lo durante muito mais tempo, de acordo com a temperatura em que fizer a congelação:
- se a congelação for feita a -20º centígrados, o leite poderá ser consumido no prazo de 6 meses.
- Caso o seu congelador não atinja a temperatura de -20ºC, o leite materno deverá ser consumido no prazo de 2 a 3 semanas.
COMO DESCONGELAR O LEITE MATERNO?
O leite materno não deve ser descongelado em banho-maria nem em micro-ondas. Deve ser colocado no frigorífico para que descongele naturalmente e administrado no prazo máximo de 24 horas.
Dessa forma, você assegura que o leite não é contaminado por bactérias indesejáveis!
Sugerimos a leitura de: