ENTREVISTA: DR. MARCELO BURLÁ, GINECOLOGISTA (PARTE I)

Entrevista com o conceituado Ginecologista Dr. Marcelo Burlá sobre o tema: Síndrome de Ovários Policísticos (SOP). Vai tirar as suas dúvidas!

Temos a honra de ter como segundo convidado da rubrica "Entrevista" o conceituado ginecologista Dr. Marcelo Burlá, atualmente Secretário Geral da SGORJ (Associacão de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro), associada da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
O tema desta entrevista foi o Síndrome dos Ovários Policísticos, condição com que muitas das nossas leitoras são diagnosticadas. O Dr. Marcelo Burlá ajudou-nos a perceber um pouco melhor este síndrome e as suas implicações para quem quer engravidar.


FICARGRAVIDA.COM (FG): O que é, especificamente, o Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)?
DR. MARCELO BURLÁ (MB): A síndrome dos ovários policisticos pode ser definida como uma condição onde a mulher apresenta a ocorrencia de ciclos anovulatórios somados a exames laboratoriais demonstrando niveis de androgenios aumentados (hormonios masculinos) ou um aspecto virilizado com acne, distribuição masculina de pelos e distribuição de gordura mais semelhante à dos homens.

FG: Mas uma mulher pode ter SOP e não ter ciclos anovulatórios ou essa é uma regra desta condição? 
MB: Na SOP, a ocorrência de ciclos anovulatorios é regra. Não devemos confundir menstruação com ovulação. A mulher pode menstruar sem ter ovulado.

FG: Ter cistos nos ovários e ter SOP é a mesma coisa?
MB: Não, a presença de cistos ou foliculos imaturos é normal durante a fase menstrual. Os microcistos tem características específicas com distribuição periférica, medindo até cerca de 08 mm e com aumento do volume ovariano.

FG: Quais são os sintomas mais frequentes deste Síndrome?
MB: O principal é a irregularidade menstrual. Soma-se a este, o surgimento de acne, sobrepeso ou obesidade com distribuição da gordura no abdómen e vísceras. Temos ainda a presença de pêlos semelhante aos dos homens.

FG: Uma mulher com ciclo menstrual regular pode ter SOP?
Para caracterizarmos a síndrome sao necessários dois critérios dentre aspecto ovariano micropolicístico ou exames laboratoriais ou expressão fenotípica (aspecto). Na condição de anovulação, a ocorrência de ciclos menstruais regulares é muito improvável.

FG: Qual a incidência do Síndrome dos Ovários Policísticos, atualmente?
MB: Varia muito nas diversas etnias, mas acredita-se que [atinja] entre 5 e 10% das mulheres na idade reprodutiva.

FG: A ciência já identificou a causa deste problema?
MB: É uma patologia multifatorial. Alguns colegas defendem que mais do que uma causa os ovários micropolicísticos são uma consequencia de desordens hormonais multicausais.
[post_ads]

FG: Como é que o SOP pode ser diagnosticado?
MB: Principalmente através da suspeita clínica, que deve ser corroborada pela ultrassonografia ou exames laboratoriais. O que devemos evitar é rotular uma mulher como portadora da síndrome de ovários policisticos unicamente pelo aspecto ultrassonográfico, sem que a mesma apresente outros sinais e sintomas.

FG: Acredito que existam muitas mulheres nesta situação em que o diagnóstico é feito unicamente pelo aspecto ultrassonográfico. Quais as consequências deste erro de diagnóstico? Que outros sintomas terá que apresentar para ser considerado SOP? 
MB: Este é um erro comum. O diagnostico de SOP deve incluir um além do aspecto do ovário na ultrassonografia com aumento de volume, microcosmos periféricos e estroma denso, níveis aumentados de androgénios ou aspecto com obesidade acne, hirsutismo e anovulação crônica .

FG: É verdade que quanto mais tarde for diagnosticado mais difícil será tratar o problema?
MB: Não. O tratamento dos sintomas independe do tempo que se leva, porém, se o objetivo for a gravidez, as dificuldades são inerentes à idade e fertilidade e não especificamente à presença dos microcistos.

FG: É verdade que deve ser feito um trabalho conjunto entre um ginecologista e um endocrinologista para tratar o problema de forma mais eficaz?
MB: Toda a abordagem multidisciplinar e até multiprofissional é mais eficaz. Acredito que a presença de um clínico geral e um nutricionista também é muito importante.

FG:  Às vezes, basta perder peso para reverter o quadro de SOP. Qual a relação entre SOP e excesso de peso?
MB: A perda de peso faz parte do tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. Na SOP há resistência insulínica e uma gordura do tipo masculina (abdominal e visceral).

FB: Mas porque é que a perda de peso reverte a condição de SOP? Qual a relação? 
MB: A obesidade interfere no eixo hipotalamo hipofisario. A SOP e considerada uma síndrome metabólica e a redução de peso faz parte do tratamento.

FG: Quando se pretende engravidar, quais as consequências deste problema? É verdade que quem tem SOP é infértil?
MB: Não podemos chamar de infértil, mas a mulher com SOP, usualmente, apresenta ciclos anovulatórios. É necessário um conjunto de ações para propiciar que esta mulher volte a ter ciclos ovulatórios.

FG: Se uma mulher quer engravidar e descobre que tem SOP como deve proceder?
MB: Usualmente após engravidar, a gestação transcorre normalmente. Deve-se avaliar se há doenças associadas como hipertensão, diabetes e histórico de trombose e fazer o tratamento específico.

FG: Quais são as terapêuticas adequadas?
MB: Perda de peso, correção de hiperglicemia, se houver, e indução ao retorno dos ciclos ovulatórios.

entrevista com Dr- Marcelo Burlá. Tema: Síndrome dos Ovários Policísticos
Dr. Marcelo Burlá
FG: Quais os efeitos colaterais dos indutores de ovulação?
MB: Hiperestímulo que pode ser gravíssimo e gestação múltipla.

FG: Fala do hiperestímulo ovariano, não é verdade? Pode explicar, por favor, em que consiste e quais as potenciais consequências?
MB: O uso de indutores de ovulação nunca deve ser feito sem controle médico. A resposta excessiva dos ovários pode levar a um desequilíbrio hidroeletrolítico com sérios riscos à vida.

Para continuar a ler a entrevista clique no link em baixo.


OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: ENTREVISTA: DR. MARCELO BURLÁ, GINECOLOGISTA (PARTE I)
ENTREVISTA: DR. MARCELO BURLÁ, GINECOLOGISTA (PARTE I)
Entrevista com o conceituado Ginecologista Dr. Marcelo Burlá sobre o tema: Síndrome de Ovários Policísticos (SOP). Vai tirar as suas dúvidas!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQE7Gl6uw8hb4QqXCvdOUZIscZ63PZWsNFYP4X-3As2bcMCeB7MSKlnPz4Y-E0LnXi7YnOkg6HXJl0GQI4R6ydo2NxsIBBeKjaCXEyXpUETU2tkujyzYbZbMG9DqjGdGYFMxvXBpaw_yU/s320/Marcelo+Burl%C3%A1_quadrada.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQE7Gl6uw8hb4QqXCvdOUZIscZ63PZWsNFYP4X-3As2bcMCeB7MSKlnPz4Y-E0LnXi7YnOkg6HXJl0GQI4R6ydo2NxsIBBeKjaCXEyXpUETU2tkujyzYbZbMG9DqjGdGYFMxvXBpaw_yU/s72-c/Marcelo+Burl%C3%A1_quadrada.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/09/entrevista-dr-marcelo-burla.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/09/entrevista-dr-marcelo-burla.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy