6 CONSELHOS PARA TENTANTES

É tentante? Então tenho 6 conselhos para si... agora que tomou a decisão de ter um filho, há que assumir a responsabilidade de ser mãe e pai antes mesmo de conceber o seu bebé. Quer proteger o seu filho, não é? Então, vai ter que tomar alguns cuidados antes mesmo da concepção...

Sonha ter um filho, um bebé a quem cuidar, amar, acarinhar? Como mãe, sabe que fará tudo para proteger o seu filho, certo?
Saiba que a responsabilidade parental começa antes de engravidar! Isto quer dizer que, antes mesmo de conceber o seu filho, deve fazer tudo para o proteger e velar para que se desenvolva o melhor possível dentro da sua barriga, o lugar onde ele vai crescer durante 9 meses.

A maioria das mulheres imagina que a protecção que uma mãe deve dar ao seu filho começa no dia em que ele nasce. Mas a verdade é que começa muito antes disso, uma vez que o seu filho existirá dentro de si muito antes de nascer. Por isso, há alguns cuidados a ter mesmo antes de começar a tentar engravidar. 
Ficam aqui alguns conselhos...

1. NÃO DIGA A TODA A GENTE QUE ESTÁ A TENTAR ENGRAVIDAR

Esse é o meu primeiro conselho. Eu sei que, quando decidimos engravidar, sentimos vontade de contar a todas as pessoas que nos rodeiam... Mas a verdade é que isso não é uma boa ideia...
As pessoas, mesmo sem intenção,  acabam por criar uma pressão extra que não vai ajudar em nada... Quer mesmo que lhe estejam sempre a perguntar se já conseguiu engravidar? Acredite: essas perguntas vão irritá-la e colocá-la num stress desnecessário que só vai prejudicar o processo de concepção. E, se demorar alguns meses a engravidar, o que é absolutamente normal, vão começar a dar-lhe conselhos, a falar de tratamentos.... Vai querer ouvir isso tudo?
Siga este conselho: conte apenas que está a tentar engravidar a um núcleo restrito de pessoas da sua absoluta confiança com as quais tenha uma relação muito especial e estreita.

2. FAÇA UMA CONSULTA DE GINECOLOGIA

Antes mesmo de começar a tentar engravidar é muito, muito importante que faça uma consulta de ginecologia. É necessário fazer alguns exames para verificar a existência (ou imunidade) de algumas doenças. Poderá ser necessário fazer alguma vacina.
Este exame é ESSENCIAL para a saúde do seu futuro filho. Lembre-se: a protecção começa aqui!!

Uma das razões desta consulta é perceber se a mulher é ou não imune à toxoplasmose. Muitas mulheres não são imunes. Caso não seja imune, terá que ter alguns cuidados na sua alimentação e eliminar o consumo de alguns produtos para evitar o contágio por toxoplasmose durante a gravidez que, apesar de quase inofensiva para a mãe, pode ser muito perigosa para o feto.

Para mais informações leia:
Treinantes e toxoplasmose

Muitos especialistas aconselham que o seu companheiro também deve fazer uma consulta médica para verificar se está tudo bem com a sua fertilidade. Afinal, parte dos problemas de infertilidade são de causa masculina... Não faz muito sentido verificar se está tudo bem com a mãe e não verificar se está tudo bem com o pai, certo?
Para mais informações leia:
Para homens: o que (não) deve fazer quando se quer conceber um filho

Nesta consulta, deve, também, informar o seu médico sobre qualquer medicamente que esteja a tomar., mesmo medicamentos que ache que são inofensivos. Muitos terão que ser suspensos mesmo antes de conseguir engravidar.


3. COMECE A FAZER SUPLEMENTOS PRÉ-CONCEPCIONAIS DOIS A TRÊS MESES ANTES


[post_ads]
Dois a três meses antes de iniciar as tentativas para engravidar (o ideal são mesmo 3 meses) , a mulher deve começar a tomar, diarimente, suplementos que garantam a saúde fetal. A Organização Mundial de Saúde recomenda a suplementação de ácido fólico e de iodo para as mulheres que estão a tentar engravidar.
Eu sei bem que, agora que decidiu engravidar, custa ter que esperar dois ou três meses para começar as tentativas... Parece uma eternidade! Mas entenda que  os suplementos pré concepcionais são um seguro de saúde para o seu filho. Não quer fazer tudo para que o seu filho nasça saudável? Mais uma vez, repito: a sua resposabilidade parental começa aqui!

Já explicámos, anteriormente, em vários artigos a importância de tomar ácido fólico e iodo:

Vitaminas pré-concepcionais: o que se deve tomar quando se quer engravidar
O ácido fólico ajuda  a engravidar?
Quando começar a tomar ácido fólico?

A suplementação de ácido fólico diminui em 70%  o risco de uma das mais comuns mal-formações - os defeitos no tubo neural. O tubo neural é formado antes mesmo de descobrir que se está grávida por isso, é essencial que o seu corpo tenha as reservas de ácido fólico necessárias antes de engravidar. Não adianta pesquisar na internet por alimentos que contenham ácido fólico porque é IMPOSSÍVEL retirar da alimentação a quantidade necessária durante esta fase.
A suplementação de iodo é necessária à maturação e desenvolvimento do sistema nervoso central do seu futuro bebé.
Não corra riscos!

4. PÁRE COM HÁBITOS NOCIVOS E ABRACE UMA VIDA SAUDÁVEL

Esta é a altura certa para o casal (e não só a mulher) adoptar hábitos de vida saudáveis. 
Se costuma beber bebidas alcoólicas, comece, progressivamente, a reduzir a sua ingestão, quando decidir começar as tentativas para engravidar, deixe de consumir álcool por completo. No que diz respeito ao seu companheiro, o álcool tem efeitos sérios na fertildiade masculina por isso, no mínimo, a moderação deve ser exigida (o ideal é mesmo parar até à confirmação da gravidez).
Se fuma, deixe de fumar antes mesmo de engravidar! Será importante para o desenvovimento do seu filho, no ventre e fora dele!
Se achar que necessita de ajuda, fale com o seu médico para obter algum apoio neste processo. Existem muitos programas actualmente com resultados excelentes, eficazes e bem menos stressantes para o fumador. 
Tenha uma alimenteação saudável e equilibrada: faça, pelo menos 6 refeições diárias, ricas vegetais e pobres em gorduras e sal. Isso contribuirá, por exemplo, para evitar problemas de diabetes gestacional ou de hipertensão durante a gravidez!
Pratique exercício físico e controle o seu peso. Fazer caminhadas é um hábito altamente recomendável para esta fase e também para a gravidez, desde que não haja nenhuma indicação médica em contrário.

Esta é, também, a altura ideal para parar com drogas. Já imaginou razão mais forte do que a saúde do seu bebé? Se tem algum tipo de dependência, acredite: pode ser que tenha encontrado a motivação que lhe faltou até aqui para largar esses hábitos! Seja forte e, acima de tudo, seja responsável, em nome do seu futuro filho. Procure ajuda especializada!

5. CALCULE O SEU PERÍODO FÉRTIL

Um óvulo só pode ser fecundado durante o chamado período fértil da mulher, um conjunto de até 5 dias em cada ciclo. 
É necessário que a mulher saiba quando é o seu período fértil para poder ter relações, dia sim, dia não, durante esse período, quando quer engravidar. É importante não tentar diriamente porque isso poderá fazer com que o homem não consiga produzir espermatozoides com qualidade suficiente para  fecundar o óvulo.

Temos vários artigos no FicarGravida.com sobre o cálculo da ovulação e período fértil. Recomendo:


Se não quiser preocupar-se com isso, pode sempre optar por ter relações 2 a 3 vezes por semana, durante todo o ciclo. Dessa forma, assegurará que há sempre espermatozoides dentro do seu corpo à espera do óvulo (os espermatoides duram, em média, 3 dias dentro do corpo da mulher).

6. DESFRUTE DA VIDA E DA SUA RELAÇÃO

Apesar de eu considerar que é importante saber quando é a sua ovulação, não acho que isso se deva tornar uma obcessão. Viva a sua vida e a sua relação plenamente! 
Um casal sem problemas de fertildiade poderá demorar até cerca de 1 ano para conseguir engravidar (85% dos casais conseguem engravidar dentro do primeiro ano de tentativas). Por isso, pode levar algum tempo.
aquilo que me deixa mais triste é ver mulheres super frustradas e com a auto-estima muito em baixo porque estão a tentar engravidar há uns meses e ainda não coseguiram. Lembrem-se: o stress é inimigo da concepção. Pode mesmo evitar a ovulação, sabia?
Aproveite esta altura para se dedicar ao seu companheiro, fazer programas que vos dêem prazer e os façam sentir felizes e completos! O seu sonho acabará por se realizar quando menos esperar!

Se ao fim de um ano de tentaivas não tiver conseguido uma gravidez deverá consultar um especialista para fazer exames complementares para identificar o problema que a está a impedir de engravidar.

COMENTÁRIOS

BLOGGER

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,2,calcular período fértil,11,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,52,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,99,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: 6 CONSELHOS PARA TENTANTES
6 CONSELHOS PARA TENTANTES
É tentante? Então tenho 6 conselhos para si... agora que tomou a decisão de ter um filho, há que assumir a responsabilidade de ser mãe e pai antes mesmo de conceber o seu bebé. Quer proteger o seu filho, não é? Então, vai ter que tomar alguns cuidados antes mesmo da concepção...
http://4.bp.blogspot.com/-hCB60UE6aTI/Vm7doBgCdTI/AAAAAAAAEh4/-dWqkZ5zoBA/s320/newborn-baby-990691_1280a.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-hCB60UE6aTI/Vm7doBgCdTI/AAAAAAAAEh4/-dWqkZ5zoBA/s72-c/newborn-baby-990691_1280a.jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2015/12/6-conselhos-para-tentantes.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2015/12/6-conselhos-para-tentantes.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy