QUERO ENGRAVIDAR MAS NÃO CONSIGO! O QUE DEVO FAZER?

Mês após mês, chega de novo a menstruação, apesar de termos cumprido, supostamente, todas as regras para que se consiga engravidar... Afinal, o que falta fazer para conseguir engravidar?

Quando decidimos ser mães e planeamos uma gravidez, a maioria de nós não está preparada para o compasso de espera que se segue... Achamos que, só porque já decidimos engravidar, isso vai acontecer imediatamente. Até fazemos contas para verificar quando devemos engravidar para o bebé nascer neste ou naquele mês, não é verdade?

Mas as coisas não funcionam bem assim. E, mês após mês, chega de novo a menstruação, apesar de termos cumprido, supostamente, todas as regras para que se consiga engravidar:
(Se falhou estes passos, sugiro que siga os links de cada ponto e que leia os artigos com muita atenção!)

O que pode faltar, então, para eu conseguir engravidar?
Bem, em primeiro lugar, para responder a esta importante questão, é necessário considerar há quanto tempo se está a tentar engravidar. 

Afinal, é normal demorar quanto tempo a engravidar?


Ainda que o nosso desejo de engravidar seja tão forte que nos faça querer tudo pa
ra hoje, a verdade é que uma mulher sem problemas de fertilidade pode demorar até um ano para engravidar! Leu bem: um ano inteirinho! Os estudos comprovam que 85% dos casais consegue uma gravidez no primeiro ano de tentativas. O que significa que 15% dos casais irá ter algum problema de fertilidade que pode impedir uma gravidez, ou implicar algum tratamento.

Se ainda não fez um ano que está a tentar engravidar, relaxe (eu sei que é difícil, mas tente). Tente saborear cada momento e focar-se na sua relação com o seu companheiro! Sugiro as seguintes leituras:

Apimentar a relação para engravidar
Vitaminas pré-concepcionais: o que se deve tomar antes de engravidar

Estou a tentar engravidar há mais de um ano. O que devo fazer agora?

Se realmente já está a tentar engravidar há mais de um ano, sem sucesso, não desespere! É nesta altura que começam a aparecer mil e uma ideias na nossa cabeça que só servem para criar stress e piorar a situação. Está mais do que provado que o stress pode até inibir a ovulação da mulher. Por isso, calma!

O próximo passo, implica saber qual a razão da demora. Para isso, vai ser necessário consultar um especialista em infertilidade.

Muitas mulheres ficam assustadas quando ouvem falar de consulta de infertilidade porque imaginam, imediatamente, grandes tratamentos em clínicas caríssimas ou então, anos de espera no Serviço Nacional de Saúde. Na verdade, só uma percentagem  mais pequena de casais precisa de recorrer a esse tipo de tratamentos mais caros, como a fertilização in vitro, por exemplo...
Ir a um especialista em infertilidade significa apenas recorrer a alguém especializado na matéria, que vai guiar o casal e  pedir testes mais aprofundados para tentar perceber onde está o problema, ou seja, o que é que está a impedir o casal de engravidar. Há problemas diversos e muitos têm um tratamento relativamente simples!

[post_ads]
Muitas mulheres estão convencidas que já fizeram testes de fertilidade porque, na consulta pré-concepcional (a tal que se faz antes de começar a tentar engravidar) são feitos alguns testes, nomeadamente, análises sanguíneas para determinar se há ou não doenças potencialmente transmissíveis ao feto e se há ou não imunidade a algumas doenças. Como muitos ginecologistas, quando vêem os resultados desses exames, dizem 'está tudo bem!', as mulheres assumem que não há problema nenhum que as impeça de engravidar.

Mas os testes que um especialista em infertilidade fará são bastante diferentes destes primeiros testes. Para além disso, deve ser o casal a fazer a consulta e não só a mulher porque os testes destinam-se aos dois! Os problemas de infertilidade podem dizer respeito quer ao homem, quer à mulher.

E não adianta pensar que um dos membros já tem filhos e que, por isso, o problema não é dele(a). A verdade é que há muitas alterações no nosso corpo, ao longo da nossa vida, que podem alterar a nossa capacidade reprodutiva. É só lembrar dos recentes estudos que estabeleceram uma relação, por exemplo, entre a exposição ao calor do computador quando colocado no colo e uma baixa motilidade dos espermatozoides. Ou, ainda, lembrar o efeito que a obesidade tem na fertilidade da mulher.

Tenho mais de 35 anos. Devo fazer um ano de tentativas?

Se tem mais de 35 anos, os especialistas recomendam que consulte um especialista em infertilidade após seis meses de tentativas para engravidar. Portanto, neste caso, não deve esperar tanto para fazer testes mais aprofundados. Isto porque, a partir dos 35 anos, a capacidade reprodutiva da mulher começa a diminuir bastante e há que agir mais rapidamente. Mas, se é o seu caso, não fique preocupada. Hoje em dia, milhares e milhares de mulheres são mães após os 35 anos e geram filhos saudáveis. O que é importante, claro, é manter um bom acompanhamento pré-natal, antes e durante a gravidez.

O que não se deve fazer!

O que não se deve fazer quando não se consegue engravidar é esperar anos a fio sem pedir ajuda a um profissional. Muitas mulheres esperam três, quatro, cinco anos, sem sequer consultar um médico. Isso não traz nenhuma vantagem ao casal que pretende ter filhos, pelo contrário, só traz desvantagens. 

Colocar 'nas mãos de Deus', como eu ouço muito por aí, nas redes sociais, não é esperar, não é dar tempo ao tempo: é utilizar todas as ferramentas que Deus coloca à nossa frente para lutar!

E lembre-se: para ser ser mãe é preciso ser paciente... E começa logo quando se tenta engravidar!
Leia os testemunhos reais de mulheres que tiveram dificuldade para engravidar mas conseguiram:
Casos de sucesso

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: QUERO ENGRAVIDAR MAS NÃO CONSIGO! O QUE DEVO FAZER?
QUERO ENGRAVIDAR MAS NÃO CONSIGO! O QUE DEVO FAZER?
Mês após mês, chega de novo a menstruação, apesar de termos cumprido, supostamente, todas as regras para que se consiga engravidar... Afinal, o que falta fazer para conseguir engravidar?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcqOaH1AhcmzkTCZjZ2TE8q32bdLs-_Xjedux41DM8vSHQFbuLJMdHRvr6l8l03JMVSn-yfTSpmq4T2Pxyari5833gWWNl4Pmhzp8jHbmWSrJ4MVDvafcXO22odm3VUcxGr2Cou6L-drU/s320/baby-784608_1920+comprimida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcqOaH1AhcmzkTCZjZ2TE8q32bdLs-_Xjedux41DM8vSHQFbuLJMdHRvr6l8l03JMVSn-yfTSpmq4T2Pxyari5833gWWNl4Pmhzp8jHbmWSrJ4MVDvafcXO22odm3VUcxGr2Cou6L-drU/s72-c/baby-784608_1920+comprimida.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2015/10/quero-engravidar-mas-nao-consigo-o-que-fazer.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2015/10/quero-engravidar-mas-nao-consigo-o-que-fazer.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy