É POSSÍVEL ENGRAVIDAR AMAMENTANDO?

Uma das dúvidas mais comuns das mamães é se podem ou não engravidar enquanto estão amamentando. Uma mulher que amamenta tem menos chances de engravidar, é verdade. Mas pode acontecer... Veja aqui em que situações!

Uma das dúvidas mais comuns das mamães é se podem ou não engravidar enquanto estão amamentando. As nossas avós passaram-nos esta ideia: enquanto se está a amamentar não se consegue ou pode engravidar... Será que é assim mesmo?  A verdade é que se tem que ter algum cuidado porque é possível engravidar, sim! Uma mulher que amamenta tem menos chances de engravidar, é verdade. Mas pode acontecer...

A 1ª ovulação ocorre antes da 1ª menstruação pós-parto

A maioria das mulheres acha que não consegue engravidar enquanto amamenta porque não está menstruando.
De facto, após o parto, a mulher durante um período (que pode variar bastante de caso para caso) não menstrua. Como não menstrua, pensa que não está a ovular, logo, que não pode engravidar.
Mas o problema é que a primeira ovulação vai ocorrer ANTES da primeira menstruação!! Ou seja, cerca de duas semanas antes daquela que vai ser a sua primeira menstruação pós-parto, você vai estar fértil... e muito provavelmente nem vai saber!
É nesta fase que muitas mulheres engravidam, quando acabaram de ser mães há 2 ou 3 meses...
[post_ads]


Relação entre amamentação e fertilidade

A mulher ficará fértil quanto menor for a frequência das mamadas do bebé. Em princípio, uma mulher que amamenta exclusivamente o seu filho e em livre demanda, isto é, que alimenta o seu bebé apenas com o seu leite sempre que o bebé pede, terá uma probabilidade de engravidar muito reduzida - cerca de 2%. No entanto, esta percentagem depende de muitos factores como a frequência da mamada, o tempo da mamada e características individuais da própria mulher... Logo é falível.

Se a mulher não amamenta exclusivamente, isto é, se utiliza fórmulas que complementam a amamentação, poderá tornar-se fértil novamente mais cedo.
Outra situação que poderá influenciar nesta fase é a frequência das mamadas à noite. Muitos bebés começam a dormir toda a noite e, por isso, não são amamentados nesse período. Nesta caso, a mulher, mesmo amamentando exclusivamente e em livre demanda, poderá também começar a ficar fértil.

Cuidados anticoncepcionais após o parto

Considerando estas questões, a mulher deve, por isso, iniciar um método contraceptivo quando reinicia a sua actividade sexual após o parto. Existem pílulas próprias para quem está a amamentar (não servem as pílulas 'normais'.). Mas muitas mulheres, preferem usar o preservativo (camisinha) nesta fase: ou porque não querem que o seu bebé tenha contacto com esses químicos através da amamentação (sempre passa alguma coisa através do leite) ou porque nesta fase são incapazes de tomar a pílula como é devido (diariamente e sempre à mesma hora), uma vez que o normal cansaço as faz esquecer a toma da pílula.

Portanto, se não pretende engravidar, proteja-se e não confie na suposta infertilidade da mulher que amamenta!

Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: É POSSÍVEL ENGRAVIDAR AMAMENTANDO?
É POSSÍVEL ENGRAVIDAR AMAMENTANDO?
Uma das dúvidas mais comuns das mamães é se podem ou não engravidar enquanto estão amamentando. Uma mulher que amamenta tem menos chances de engravidar, é verdade. Mas pode acontecer... Veja aqui em que situações!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlncmGUHJGixydUNBYjoxNO1BUn5UF_J-3afsYbczBorRg-S3jZAQWxGM1sqtidWWb_3_279Wv34AETIVNpclNm8jW6TYLH5k4ogzwoe_1qXuSJsoOGeYM7C_qSj7r2n5qO9NmrhE2VEg/s1600/amamentacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlncmGUHJGixydUNBYjoxNO1BUn5UF_J-3afsYbczBorRg-S3jZAQWxGM1sqtidWWb_3_279Wv34AETIVNpclNm8jW6TYLH5k4ogzwoe_1qXuSJsoOGeYM7C_qSj7r2n5qO9NmrhE2VEg/s72-c/amamentacao.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2014/03/e-possivel-engravidar-amamentando.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2014/03/e-possivel-engravidar-amamentando.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy