PARAR A PÍLULA PARA ENGRAVIDAR: IMPLICAÇÕES

Muitas mulheres têm receio que a toma da pílula - por vezes - durante períodos prolongados - venha a influenciar a sua fertilidade e a prejudicar - ou mesmo a impedir - as suas hipóteses de gerar um filho.

Tomar anti concepcional oral - ou a pílula - é algo comum para a maioria das mulheres nos dias de hoje. Porque não querem engravidar, tomam a decisão - madura e responsável - de tomar a pílula para evitar uma gravidez indesejada, numa altura em que ainda não se sentem preparadas para ser mães. 
Quando chega a altura de ter filhos há que parar com este anti-concepcional (pílula). Muitas mulheres têm receio que a toma da pílula - por vezes - durante períodos prolongados - venha a influenciar a sua fertilidade e a prejudicar - ou mesmo a impedir - as suas hipóteses de gerar um filho. 

QUEM TOMOU A PÍLULA NO PASSADO TEM MENOS PROBABILIDADE DE ENGRAVIDAR? 

Não! Isso é um mito. Não há nenhum estudo científico que comprove que a pílula tem interferência na fertilidade da mulher. Aliás, este anti concepcional é muitas vezes receitado por médicos para controlar o síndrome de ovários poliquísticos - ou policísticos (SOP) -, de forma a regular o ciclo menstrual da mulher e a controlar o seu funcionamento.
Pelo contrário, muitas mulheres engravidam imediatamente a seguir à paragem da pílula, outras engravidam até mesmo tomando a pílula - porque se esquecem de uma das tomas diárias. Algumas mulheres referem que, após a toma da pílula, demoraram muito tempo a conseguir engravidar. Mas isto não tem necessariamente a ver com este tipo de anti-concepcional. Não há garantias de conseguir engravidar logo nos primeiros ciclos, quer a mulher tenha tomado pílula anteriormente ou não. Um casal sem problemas de infertilidade pode demorar até cerca de um ano a conseguir engravidar. Recomendamos a leitura de: Quanto tempo uma mulher demora a engravidar?

ATRASO MENSTRUAL NO PRIMEIRO CICLO SEM PÍLULA

É importante perceber que, quando se pára a pílula, os primeiros ciclos poderão não ter, logo, o tamanho normal. É relativamente comum que a menstruação atrase no primeiro ciclo sem este anti concepcional. Muitas mulheres - que páram de tomar a pílula porque querem engravidar - ficam cheias de esperança, achando que estão grávidas... e depois têm uma grande decepção quando, dias mais tarde, a menstruação aparece.
[post_ads]

ESPERAR PELO MENOS UM CICLO NATURAL PARA PODER IDENTIFICAR OS DIAS FÉRTEIS

Como já dissemos inúmeras vezes aqui, só é possível engravidar durante o período fértil da mulher (para mais informações consulte: É possível engravidar fora do período fértil?). Por isso é que é tão importante calcular quais os dias férteis para engravidar. Sugerimos a leitura de:

Mas, para calcular o período fértil é necessário identificar primeiro o tamanho do ciclo. Para isso, a mulher deverá esperar, pelo menos, um ciclo menstrual natural (isto é, um ciclo completamente livre de pílula). Mas, em muitos casos, é necessário mais do que um ciclo para que tudo estabilize.
Por essa razão, nos primeiros ciclos após a paragem do anti concepcional, talvez seja mais fiável manter relações, em dias alternados, durante cerca de oito dias antes do dia previsto para a ovulação e até 6 dias depois, até ter certeza de que o tamanho do ciclo já estabilizou. Desta forma, abarcar-se-à um período maior de tempo, aumentando as hipóteses de acertar nos dias férteis.
Se não quer mesmo falhar, mantenha relações regulares (três vezes por semana) durante todo o  ciclo menstrual. Mas lembre-se: engravidar não é tão simples como se pensa e não é porque se mantêm relações durante o período fértil que se consegue, imediatamente, conceber um filho. Recomendamos a leitura de: Identificar o tamanho do ciclo menstrual 

UM ERRO COMUM: CONTAR OS CICLOS EM QUE SE TOMOU A PÍLULA 

Quando se toma a pílula todos os ciclos menstruais são regulares e têm 28 dias de duração. Mas este é um tamanho "fabricado". Por isso, quando se pára a pílula para dar início às tentativas de conceber um filho, não se devem considerar os ciclos em que se tomava este anti-concepcional. Apenas se devem considerar os ciclos após o término da toma. Só assim se estará a ter em conta a "verdadeira" informação para poder identificar corretamente os dias férteis.. Recomendamos a leitura de Erros na identificação do período fértil 

ANTES DE DEIXAR DE TOMAR A PÍLULA

Deve consultar o seu médico antes de deixar de tomar o anti concepcional. É importante, antes de iniciar as tentativas para engravidar, realizar uma consulta pré-concepcional. Saiba mais em Consulta pré concepcional
É também muito importante tomar ácido fólico e iodo pelo menos dois meses antes de iniciar as tentativas para engravidar. Por isso, antes mesmo de deixar a pílula, fale com o seu médico para que este lhe possa receitar estes suplementos tão importantes para evitar casos de mal formações no tubo neural e assegurar o bom desenvolvimento do seu futuro bebé. Recomendamos a leitura de Vitaminas pré-concepcioanais e Quando começar a tomar ácido fólico?

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: PARAR A PÍLULA PARA ENGRAVIDAR: IMPLICAÇÕES
PARAR A PÍLULA PARA ENGRAVIDAR: IMPLICAÇÕES
Muitas mulheres têm receio que a toma da pílula - por vezes - durante períodos prolongados - venha a influenciar a sua fertilidade e a prejudicar - ou mesmo a impedir - as suas hipóteses de gerar um filho.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhguUxEfyDPl7KYQE6vzKAGEm5-nTtrCjbyu8CmtVoNYz376yZ3RwQ9cEiWouhNgjsiReBR3nRvSECz5KorGuuNH_myoQsI5D0Z7ZJ7fUDzwCMfQOCA8F0B3ShjNWTtMeGLJdyf6W___-c/s200/MP900321091.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhguUxEfyDPl7KYQE6vzKAGEm5-nTtrCjbyu8CmtVoNYz376yZ3RwQ9cEiWouhNgjsiReBR3nRvSECz5KorGuuNH_myoQsI5D0Z7ZJ7fUDzwCMfQOCA8F0B3ShjNWTtMeGLJdyf6W___-c/s72-c/MP900321091.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/06/parar-pilula-para-engravidar.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/06/parar-pilula-para-engravidar.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy